segunda-feira, 8 de junho de 2009


EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA

“ O termo qualidade de vida, engloba diversos aspectos da vida de uma pessoa, tendo em vista, a população em geral. Do ponto de vista positivo, essa expressão é feita a uma pessoa que tem um grau de satisfação elevado com a vida. Mas uma boa qualidade de vida depende de uma série de fatores: como a dimensão emocional e principalmente a dimensão física” (Koslowsky, Marcelo).

Na antiga China, a prática de atividades físicas era algo bastante executado, visto como um meio de elevar o espírito do homem e para se alto aprimorar servindo ao estado.

Hoje, a atividade física nos proporciona saúde e qualidade de vida, com o objetivo de suprir todas as necessidades Físicas. Desta forma, dar melhor condicionamento físico ao indivíduo praticante da mesma, auxiliando em várias áreas de sua vida e lhe ajudando a obter uma vida com qualidade, saúde e bem estar, tornando-se essencial para o ser humano.

TAREFAS:


- Detectar quais as atividades físicas mais praticadas entre as pessoas;

- Observar quais os reflexos proporcionados pela atividade física na vida de um indivíduo;

- Analisar quais as diferenças físicas estabelecidas entre uma pessoa sedentária e outra praticante de atividade física.


PROCESSOS:


- Elaborar equipes de quatro a seis pessoas e iniciar suas pesquisas;

- Estabelecer dias ou horários (no mínimo dois dias) durante uma semana, em um determinado ambiente (escola, clube, academias, institutos...) e analisar os praticantes de atividade física deste local;


- Recolher dados através de entrevistas estruturadas dos mesmos, que relatem informações desde antes até após a inserção da atividade física;

- Elaborar um seminário apresentando todas as informações obtidas durante a pesquisa.








ORIENTAÇÃO:

- Todas as solicitações devem ser cumpridas detalhadamente;

- O grupo deve se reunir algumas vezes durante o desenvolvimento da pesquisa com alguém que conheça o procedimento de aplicação das atividades físicas e esclarecer algumas dúvidas pertinentes.




CONCLUSÃO:

Todos, por meio de uma metodologia desenvolvida para o processo educacional (Web Quest), desenvolveram uma aprendizagem significativa voltada para a prática de atividade física, conhecendo não apenas possíveis rumos de melhorias adquiridas pela a prática de atividades físicas, assim como, informações e experiência na área.

PARABÉNS!


AVALIAÇÃO:


Aquele que realizou todas as atividades - tarefas más desenvolvidas e relevantes - APRENDIZ - Nata 3,0

Aquele que realizou todas as atividades e adquiriu um nível de aprendizado - Tarefas desenvolvidas, mas não atingem plenamente o objetivo - PROFISSIONAL - Nota 5,0

Aquele que apresentou um nível de aprendizagem plana e com êxito apresentou desenvoltura - Tarefas desenvolvidas e bem avaliadas, buscando superar os objetivos propostos - MESTRE - Nota 7,0

AUTORES:

- Marília de Moraes Silva (ma.lia_moraes@hotmail.com);

- Marília de Novaes Marques (marilianovaes@gmail.com);

- Vivian Souza lima (viviansouza18@hotmail.com).



DESTINATÁRIOS:


À todos aqueles que realizam atividades físicas e para todos que buscam desenvolver na sociedade um pensamento voltado para a saúde e qualidade de vida do ser humano através do esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário