Essa foi uma atividade de sala de aula(Técnicas de Informática e Comunicação-TIC's):
Criação de um texto a partir de dois Mapas Conceituais: Abordagens do Processo Ensino- Aprendizagem e A Mediação Pedagógica.
RELAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
1Vivian Souza Lima
O Processo de ensino- aprendizagem deve ser abordado de maneiras variadas pelo profissional de educação, essas maneiras podem ser resumidas em cinco tipos de abordagens.
A tradicional, que dá ênfase em situações de sala de aula. A comportamental, aquela que ensina através do arranjo e planejamento de contingentes de reforço. A humanista, essa abordagem centra na pessoa, implicando técnicas de dirigir a pessoa à sua experiência. A cognitiva, dá importância ao desenvolvimento do aluno, interatividade e prioriza as atividades de cada sujeito, levando em consideração a sua aprendizagem individual. E por último a abordagem sócio-cultural, que se baseia no fato de que a aprendizagem vai além de atuações formais , em um sentido mais amplo e sem restrições, nesse processo é considerado aquilo que o aluno assimila da sua vida social e familiar e todo o conhecimento que esses ambientes podem trazer para esse aluno.
Essas abordagens serão colocadas em prática pelo o docente, pois ele é o principal mediador no processo de aprendizagem, que nada mais é do que educar e ensinar o aluno , passando informações e verificando a assimilação e avaliando a retenção das informações transmitidas.
Essa mediação deverá ser sistematizada pelo próprio professor tomando como base o tratamento do tema, organizando e deixando acessível sua abordagem, o tratamento com base na aprendizagem, com ferramentas e procedimentos mais adequados para a realidade do aluno, e o tratamento com base na forma, levando em consideração o tipo de letra e ilustrações.
Por fim, pode ser dito do processo de aprendizagem que é importante o tratamento de conteúdo e das formas de expressão, tornar viável o processo educativo com criatividade, expressividade e relacionamento. Isso tudo será obtido através das ações e estratégias do professor para proporcionar ao aluno a compreensão dos conteúdos.
1Aluna de Educação Física Licenciatura, 1º período, da Universidade Federal de Alagoas(UFAL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário