segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conselho lança campanha para valorizar educação física nas escolas

Agência Câmara (13/05/2009)

Ministério do Esporte diz que a Educação Física trabalha valores como ética e respeito à diversidade, mas reconhece que a infraestrutura das escolas públicas para prática de esportes é precária.

O Conselho Federal de Educação Física (Confef) lançou oficialmente nesta quarta-feira (13) na Câmara a campanha nacional "Educação Física Escolar - Plantando Cultura, Cidadania e Saúde". O objetivo é valorizar a disciplina Educação Física no currículo escolar, no qual figura como componente obrigatório.

Para atingir essa meta, o Confef dará continuidade, ao longo de todo o ano, a ações já iniciadas para conscientizar os gestores públicos dessa importância e cobrar ações. O ano de 2009, aliás, foi eleito pelo Confef como Ano Nacional da Educação Física Escolar.

"Não existe educação sem Educação Física, disciplina que possui os mesmos objetivos da escola, de desenvolver a sociabilidade, a cidadania. O que se constata, no entanto, é que a Educação Física escolar tem sido renegada por pedagogos, dirigentes, gestores e políticos. Em algumas escolas privadas, a prática tem sido substituída por aulas em academias conveniadas", afirmou o vice-presidente do Confef, João Batista Tojal.

Ele participou do seminário "Educação Física e Esporte Escolar: da Formação à Competição", promovido pela Comissão de Turismo e Desporto a pedido do deputado Gilmar Machado (PT-MG).

Autor: Silvana Ribas

Retirado do site: http://www.gazetadigital.com.br

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Essa foi uma atividade de sala de aula(Técnicas de Informática e Comunicação-TIC's):

Criação de um texto a partir de dois Mapas Conceituais: Abordagens do Processo Ensino- Aprendizagem e A Mediação Pedagógica.



RELAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA


1Vivian Souza Lima



O Processo de ensino- aprendizagem deve ser abordado de maneiras variadas pelo profissional de educação, essas maneiras podem ser resumidas em cinco tipos de abordagens.

A tradicional, que dá ênfase em situações de sala de aula. A comportamental, aquela que ensina através do arranjo e planejamento de contingentes de reforço. A humanista, essa abordagem centra na pessoa, implicando técnicas de dirigir a pessoa à sua experiência. A cognitiva, dá importância ao desenvolvimento do aluno, interatividade e prioriza as atividades de cada sujeito, levando em consideração a sua aprendizagem individual. E por último a abordagem sócio-cultural, que se baseia no fato de que a aprendizagem vai além de atuações formais , em um sentido mais amplo e sem restrições, nesse processo é considerado aquilo que o aluno assimila da sua vida social e familiar e todo o conhecimento que esses ambientes podem trazer para esse aluno.

Essas abordagens serão colocadas em prática pelo o docente, pois ele é o principal mediador no processo de aprendizagem, que nada mais é do que educar e ensinar o aluno , passando informações e verificando a assimilação e avaliando a retenção das informações transmitidas.

Essa mediação deverá ser sistematizada pelo próprio professor tomando como base o tratamento do tema, organizando e deixando acessível sua abordagem, o tratamento com base na aprendizagem, com ferramentas e procedimentos mais adequados para a realidade do aluno, e o tratamento com base na forma, levando em consideração o tipo de letra e ilustrações.

Por fim, pode ser dito do processo de aprendizagem que é importante o tratamento de conteúdo e das formas de expressão, tornar viável o processo educativo com criatividade, expressividade e relacionamento. Isso tudo será obtido através das ações e estratégias do professor para proporcionar ao aluno a compreensão dos conteúdos.

1Aluna de Educação Física Licenciatura, 1º período, da Universidade Federal de Alagoas(UFAL).

domingo, 10 de maio de 2009

*Nesse post irei falar um pouco sobre um dos sites de busca mais acessados da internet, o Google. Uma ferramenta que deve ser bem utilizada por qualquer profissional*


O Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos. A maior parte das receitas da Google provêm do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados.



  • Os principais serviços online oferecidos pelo Google:

Google Search - Ferramenta de busca universal
Google Images - Busca de imagens
Google Scholar - Busca de artigos acadêmicos
Google Health - Busca de artigos na área da saúde
Google Microsoft Search - Busca de conteúdo produzido para Windows
Google Mac Search - Busca de conteúdo produzido para Mac
Google Linux Search - Busca de conteúdo produzido para Linux
Google BSD Search - Busca de conteúdo produzido para BSD
Google Docs - Pacote de aplicativos online. Inclui editores e compartilhadores de texto, planilha e apresentação.
iGoogle - Portal de conteúdo com widgets e miniaplicativos personalizáveis.


.